Um dos quatro motores da Sabesp responsáveis pelo bombeamento de água do sistema Cantareira passou por uma completa recuperação realizada pela WEG. O trabalho consistia na recuperação do rotor e estator do motor de 20.000 HP, 10 polos, 13,2 kV. Os desafios desse fornecimento foram o prazo reduzido para finalizar a instalação e o tamanho grandioso do equipamento. O contrato teve duração de 80 dias e gerou demandas da unidade WEG de São Bernardo do Campo/SP, montagem e start-up em campo.

Apesar do período de estiagem que São Paulo enfrenta, o Cantareira recebe água das outras represas, dessa forma, o motor rejuvenescido realiza o trabalho de captar a água e bombear para a população. “O trabalho reestabeleceu as condições normais de operação do sistema produtor Cantareira e garantiu o fornecimento ininterrupto de água para a região Metropolitana de São Paulo, mantendo o abastecimento de aproximadamente nove milhões de habitantes”, destaca o gerente de Recursos Hídricos Metropolitanos Norte, Carlos Roberto Dardis.

A Sabesp é responsável pelo abastecimento de 14 milhões de pessoas da grande São Paulo e de 62 cidades do interior. Além do fornecimento de água, a empresa também atua na coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo.

Sobre o produto: Recuperação do motor de 20.000 HP, 10 polos, 13,2 kV