» Home » Media Center » Notícias » Produtos e Soluções » Solução WEG é aplicada em praças de pedágio de rodovias

Março 3, 2017 / Produtos e Soluções

Solução WEG é aplicada em praças de pedágio de rodovias

Solução inovadora traz mais confiabilidade e segurança ao sistema de arrecadação das praças de pedágio nas rodovias brasileiras

A WEG acaba de desenvolver uma solução inovadora, que traz mais confiabilidade e segurança ao sistema de arrecadação das praças de pedágio nas rodovias brasileiras. A Cortina de Luz LS25, desenvolvida pela WEG em parceria com a Compsis, identifica com precisão a passagem dos veículos, em suas diversas categorias.

Os equipamentos foram entregues para a concessionária VIAPAR em novembro do ano passado, e já estão sendo utilizados em trechos de rodovias paranaenses.

O produto é parte integrante do sistema de monitoramento e arrecadação dos pedágios rodoviários, e a tecnologia aplicada garante 100% de acurácia, aumentando a geração de receita das concessionárias. Isso porque através da ferramenta é possível identificar o tipo de veículo, incluindo a contagem dos eixos suspensos, em caso de caminhões. Os dados são transformados em imagens, o que torna a cobrança ainda mais fiel.

A iniciativa é inovadora no país, pois não existia um sistema confiável para a cobrança de eixos, principalmente os suspensos. Com isso, as concessionárias acabavam sendo questionadas e não conseguiam comprovar fielmente a cobrança. Em conjunto com a Compsis a WEG desenvolveu um sistema que gera informações seguras, o que é uma novidade para o mercado nacional.

O gestor de produtos para rodovias da Compsis, Alan Ramos, avalia como positiva a parceria firmada. “O resultado foi atingido. A engenharia trabalhou com foco no produto, durante muito tempo, e foram feitos vários protótipos, além de testes em campo. Juntamos o know how das duas empresas, cada uma na sua área, e resultou em um produto que não existia no Brasil”, comenta.