» Home » Media Center » Notícias » Produtos e Soluções » Vale Manganês restabelece produção após reforma emergencial de transformador

Fevereiro 13, 2017 / Produtos e Soluções

Vale Manganês restabelece produção após reforma emergencial de transformador

Equipamento foi totalmente recuperado pela WEG em período recorde de 60 dias

Com os preços do minério de ferro estáveis, em US$ 80 a tonelada, o manganês tem sido uma das grandes apostas dentro do complexo de commodities industriais. A boa fase no mercado internacional também favoreceu a valorização das ações da mineradora Vale, maior produtora de manganês no Brasil e líder em ferroligas a base da matéria-prima.

Porém, em novembro de 2016, um dos transformadores reguladores para forno a arco de 30 MVA, responsáveis pela produção do manganês na unidade de Simões Filho/BA, precisou ser enviado à WEG para uma reforma completa.

O serviço foi realizado em caráter emergencial, já que a mineradora não possuía máquina reserva para substituição. O trabalho exigiu da WEG conhecimento específico e elaboração de um projeto diferenciado, tendo em vista a complexidade do equipamento com tensão de 13800/201,5V com Comutação sob Carga.

Em tempo recorde, de 60 dias, o transformador foi totalmente restaurado e a produção da Vale restabelecida. A proximidade da planta da WEG, localizada em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife/PE, também contribuiu com a rapidez na entrega e facilitará o suporte técnico sempre que necessário.

O transformador passou a contar com a mesma vida útil de um equipamento novo da marca WEG, que pode ultrapassar 30 anos de uso.

Aplicação especial

O transformador regulador para forno a arco é conhecido por funcionar em aplicações especiais. Geralmente, é destinado à indústria, em que a produção necessita de elevada corrente para funcionamento. O equipamento exige o desenvolvimento de projetos específicos, sob medida para cada aplicação.

A Vale Manganês

É uma empresa pertencente ao Grupo Vale S.A, atua como produtora de minério de manganês e ferroligas, em especial, ligas de cálcio-silício (CaSi) e ligas cored wire (CW). A empresa é subsidiária direta da Vale S.A. e se autodenomina uma das maiores produtoras de minério de manganês e ferroligas do mundo.