Transformador 275 MVA 525 kV, um dos maiores já fabricados pela companhia.

A WEG S.A. (Bovespa: WEGE3 / OTC: WEGZY) anunciou o fornecimento do pacote elétrico para o Parque Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.

A região, que já é conhecida por possuir o maior complexo eólico da América Latina, iniciou em 2015 mais um grande empreendimento para ampliar a geração de energia limpa. O novo parque vai gerar 230 MVA, potência suficiente para abastecer 400 mil residências, o equivalente a 38 cidades iguais a Santa Vitória do Palmar.

Dentro do pacote elétrico fornecido pela WEG está o Transformador 275 MVA 525 kV, um dos maiores já fabricados pela companhia. “Este é o grande diferencial desse projeto”, garante Carlos Diether Prinz, Diretor Superintendente da unidade T&D. “Será o 1° Transformador em 525kV fornecido pela WEG para um parque eólico no Brasil.” O transformador possui 16,5 metros de comprimento, 6,8 de largura e 10,3 de altura, totalizando 308 toneladas de massa.

O início da operação do Parque Eólico Santa Vitória do Palmar ocorrerá em 2018, mas a previsão é de que o pacote elétrico fornecido pela WEG já esteja disponível para energização no fim de 2016.

O Transformador de 275 MVA 525 kV está sendo construído na Unidade da WEG de Blumenau e deve deixar a fábrica, rumo ao Rio Grande do Sul, no dia 10 de maio com um esquema de transporte especial para este tipo de equipamento.